VOLTA AS AULAS EM 02/2/09

Minha foto
Vitória de Santo Antão, PE, Brazil
Somos uma escola de Educ.Infantil, no mercado há dez anos, tendo como principal objetivo´EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES´ para serem pequenos cidadãos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

domingo, 30 de novembro de 2008

Quem é Papai Noel?


Sua origem está o bispo São Nicolau que auxiliava os pobres e, na época de Natal, saia às ruas - anonimamente - distribuindo presentes aos menores abandonados e saquinhos de ouro aos necessitados.

Com sua generosidade estava atiçando a curiosidade do povo, o bispo passou a auxiliar clandestinamente as pessoas, colonado os presentes nas chaminés das casas. Este fato deu origem ao costume das crianças de deixarem meias nas lareiras a espera de presentes.

Papai Noel tem um número muito grande de nomes, mas todos se referem à pessoa de São Nicolau que nasceu há muitos séculos atrás, no ano de 350 d. C., na Ásia.
Sua cidade, Patara, era um porto muito movimentado. São Nicolau viajou muito antes de se tornar um bispo da Igreja Catóica em Myra. Muitos milagres são atribuídos a ele, todos associados com a doação de presentes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FORMANDOS DO ABC-2008






ÁRVORE DOS DESEJOS:
___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.-
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•...“:)

DIA DA BANDEIRA

sábado, 8 de novembro de 2008

SEMANA DOS BONS DENTES

ALUNOS DO PRÉ III

LEMBRANCINHA

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

VIAGEM Á PRAIA DE ENSEADA DOS CORAIS

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Está minha criança pronta para um animal de estimação da família?

Em algum ponto cada criança pede a isso toda a hora pergunta famosa. Posso eu ter um animal de estimação? Quando possuir um animal de estimação promover a responsabilidade e o compassion, algumas crianças estão nao prontas justo para ajudar ao cuidado da tomada de um animal de estimação. É uma responsabilidade e enormes que devam ser dadas o pensamento cuidadoso.

Há muitas coisas que você deve considerar como uma família.

Que tipo do animal de estimação?

Que tipo do animal de estimação caberia em seu estilo de vida melhor. Há muitas opções dos cães grandes aos peixes pequenos. Você deve com cuidado considerar as necessidades de cada um e o que você pensa caberá em você o estilo de vida também. O animal de estimação o mais feliz é um com proprietários felizes que não sentem forçados por seu cuidado e necessita. Você deve estudar em tipos assim como raças assim que você sabe exatamente o que esperar raças.

Pode você ter recursos para a adição de um animal de estimação?

Agora que você se decidiu em um tipo de animal de estimação. Você necessita considerar o custo de possuir um animal de estimação. Os animais de estimação mesmo se você for dado em livre são muito caros. Se você tiver um cão ou um gato haverá umas visitas do vet, alimento, licenciando, brinquedos e as fontes e se seu animal de estimação se tornar doente lá são medications que podem necessitar. Possuir um animal de estimação é muito caro.

Você tem o tempo?

Os animais requerem a atenção apenas como nós fazemos como seres humanos. A necessidade ser alimentação, groomed, andado, jogada com. Necessitam saber que são amaram. Com cuidado para fora apropriado sofrerão. As famílias que estão indo jogaram as mudanças principais tais como um movimento ou um nascimento de uma criança ou que trabalham horas longas não podem apenas ter o tempo.

Minha HOME

Você vive em um apartamento? É um animal de estimação aprovado com seu landlord? Você terá que pagar um depósito separado do animal de estimação? Você tem o espaço? Há um quarto na jarda traseira para que um animal de estimação vagueie? Há umas leis em sua área que considera escavar e licenciar? Que são eles?

Minha criança

Estão ou pronto? Possuir um animal de estimação é uma matéria da família. Nunca surpreenda sua criança com um animal de estimação que não estão esperando. As expectativas sobre os animais de estimação importam-se e o exercício deve ser colocado para fora claramente. Muitas crianças afrouxam o interesse em um animal de estimação após o primeiro poucas semanas e deixam o mom e o dad ao cuidado para o animal de estimação. Os animais de estimação requerem a manipulação delicada e compreendendo você pensa de sua criança está pronto para aquele? Como reagem aos animais que você vê para fora no público? Estão ásperos, ou receosos? Pode ser melhor se aprenderem algum cuidado animal antes que você adicione um animal de estimação a sua HOME. As visitas ao abrigo animal local são um começo maravilhoso e frequentemente a equipe de funcionários é disposta ensinar o cuidado animal básico às crianças.

Recorde

Um animal de estimação é um compromisso enorme. Muitos animais de estimação vivem no mínimo 15 anos com cuidado apropriado. Você ainda assim quererá este compromisso então? Os filhotes de cachorro, os gatinhos e tais são cute, mas crescem e têm as necessidades que devem ser met.


Sobre o autor:
Jennifer é uma estada na matriz home de sua criança oito. É também o proprietário de http://www.simplymoms.com. Se você apreciar este artigo por favor sinta livre ao cheak para fora nosso local para outros recursos grandes. - Forums, bate-papo, calculadora da data devida, finder conhecido do bebê e muito mais!!!

www.simplymoms.com
admin@simplymoms.com








<

ANIVERSARIANTES DO MÊS


13/11 GABRIEL FRANCISCO
26/11 JONATÁS DA SILVA

AGENDA PROGRAMÁTICA


03 A 07 - II PARTE - ANIMAIS
10 A 14 - REPÚBILCA
17 A 19 - NOSSA BANDEIRA
20 A 21 - DIA E NOITE
24 A 28 - ARTES E CINEMA

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PARABÉNS PROFESSORES

sábado, 4 de outubro de 2008

DIA PROFESSOR


No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Das intenções de ampliar o ensino, presentes no Império, até nossa pretensa democracia que finalmente pôs em efeito o desejo do imperador – ainda que tenha conseguido muito pouco em termos de qualidade – parecemos ter muito pouco o que comemorar. A função do mestre parece, hoje, muito distante daquela “enaltecida” na letra do decreto de 1963. Enaltecer o professor parece um sonho distante – uma miragem – num país que passou por diversos regimes de governo sem, ainda, aprender a importância do aprender.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor#Brasil

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

06 a 09 PROJETO CRIANÇA FELIZ
10 FESTA DAS CRIANÇAS
13 A 16 TRÂNSITO
17 FESTA DAS PROFESSORAS

20 A 24 ANIMAIS
22 DIA DO AVIADOR
27 A 31 PROJETO BONS DENTES

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS


Como foi criado o Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi criado no Brasil antes de ser comemorado no restante do mundo. A idéia foi de um político brasileiro (deputado federal Galdino do Valle Filho), em 1920, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Somente entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto (intenção comercial de aumentar a venda de brinquedos nessa semana) é que ela passou a ser comemorada em 12 de outubro (aqui no Brasil).

Em 20 de novembro de 1959, a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, a partir de então, essa data (20 de novembro) passou a ser comemorada na maioria dos países do mundo.

De acordo com a história e seu significado, alguns países têm outras datas para essa celebração: no Japão, por exemplo, os meninos comemoram no dia 5 de maio (como na China) e as meninas no dia 3 de março, ambos com exposições de bonecos (para os meninos eles lembram samurais). Em Moçambique, essa celebração ocorre no dia 1º de junho para marcar o dia em que as forças nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Na Nova Zelândia, aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais, essa lembrança ocorre no primeiro domingo de março.

ANIVERSARIANTES DO MÊS



01/10 MARIA GABRIELA
03/10 MATHEUS VINÍCIUS

CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE A PROTEJAM.

DAR LIMITES É...
-Ensinar que os direitos são iguais para todos.
-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.
-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.
-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.
-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.
-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.
-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).
-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).
-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).
-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.
-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.
-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.
-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:
Dar exemplo!
Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.

DAR LIMITES NÃO É...
-Bater nos filhos para que eles se comportem.
-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.
-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.
-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.
-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".
-Gritar com as crianças para ser atendido.
-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.
-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.
-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.
-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.
-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.
-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.

Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PESSOAL ATÉ QUE ENFIM VOLTEI,RRRSSSS
É QUE MEU COMPUTADOR ESTAVA COM DEFEITO,
,MAS JÁ ESTÁ BOM,OU SEJA,ÓTIMO.
EM BREVE ATUALIZAREI A PÁGINA.
BEIJOS

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ANIVERSARIANTES DO MÊS

01/09 - ÍTALO
18/09 - CARLOS EDUARDO
23/09 - FRANCIELLE MACIEL
28/09 - RENATA GOMES
29/09 - CARLA MAISSA




A data de 22/08 (Brasil) foi criada em 1965 através de um decreto federal para comemoração do folclore.

A origem do nome folclore apareceu através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms (1803-1885) pesquisador da cultura européia.

O folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura nas vestimentas, danças, festas, lendas e comidas típicas.

Assim, o folclore a cada ano, permite a divulgação de conhecimentos oriundos do
Brasil.
Por ser Pernambuco o ponto mais próximo da Europa, sofreu grande influência dos portugueses e dos negros africanos. O português, muito acessível em seu relacionamento, conseguiu a união entre pretos, brancos e índios. E dessa mistura de raças surgiram os mulatos e os mamelucos.

Muito embora a lavoura da cana-de-açúcar e da mandioca representassem imensa fonte de riquezas, o gado passou a ter um papel igualmente importante, tendo hoje o estado de Pernambuco um considerável rebanho bovino e caprino.

O vaqueiro pernambucano veste-se com roupa de couro que consiste no gibão, perneiras, o pára-peito, luvas, alpargatas ou sapato e um chapéu também de couro com a aba virada para cima.

O frevo é dança tradicional onde o povo se entrega totalmente. Nele, a música se assemelha à marchinha carioca e o passista não dispensa o guarda-chuva que o faz manter o equilíbrio como se fosse um equilibrista na corda bamba.

O frevo é descendente da Capoeira, e no Carnaval é dançado na rua e nos salões. Importante no folclore pernambucano é o Maracatu, que surgiu inicialmente nas procissões em louvor à Nossa Senhora do Rosário dos Negros e que com o tempo passou a participar do Carnaval pernambucano.

Os Cabocolinhos, é uma dança introduzida pelos missionários catequistas. O número de participantes (meninos), varia de doze a vinte. É um bailado mímico onde o adulto faz o papel de rei ou mestre, o "caboclo velho ". Os instrumentos são o pífano, maracá e o canzá ( reco-reco).

Em outros estados aparece por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo. No artesanato, a cerâmica figureira ocupa um lugar, de destaque. E a cidade de Caruaru, próxima a Recife, representa a capital desta arte.. Foi lá que surgiu Vitalino Pereira dos Santos ( Mestre Vitalino), falecido em 1963, deixando como continuadores de sua obra, seus filhos Severino e Amaro.

domingo, 17 de agosto de 2008

ESTE MÊS PARABENIZAMOS:

01/08 - LUCAS GABRIEL
10/08 - PROF.SONIA
17/08 - ARTHUR NEGREIROS
20/08 -MICÁSSIA VIDAL
25/08 - ALICE ANDRADE

terça-feira, 5 de agosto de 2008


As Olimpíadas de Pequim estão chegando e o pessoal anda eufórico, com este grandioso evento mundial.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, serão realizados em Pequim (Beijing), na República Popular da China de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

AGENDA DE AGOSTO

04 á 08 - Projeto:PAPAI MEU HERÓI
11 - Estudante:FUTURO DO PAÍS
18 á 15 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS
18 á 22 - FOLCLORE NOSSAS TRADIÇÕES
25 - Soldado:DEFENSOR DA PÁTRIA
26 á 29 - AS PLANTAS E SUAS UTILIDADES

sábado, 2 de agosto de 2008

DIA DOS PAIS


A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.


Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !


Texto compilado das seguintes fontes

- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
Sites:
http://www.pratofeito.com.br/pages.php?recid=2315
http://www.virtual.epm.br/uati/corpo/dia_pais.htm
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/pai.htm

quinta-feira, 31 de julho de 2008

quarta-feira, 9 de julho de 2008


Escola é ...


... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados"

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,

Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se "amarrar nela"!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!

Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.



(Paulo Freire)

PARABÉNS PRA VOCÊS...


Recados e Imagens - Feliz Aniversário - Orkut




02/07 Prof.SUELY

02/07 ISLA MIRELY

10/07 FABRÍCIO DOS SANTOS

15/07 REYNAN LUCAS

27/07 BRUNA DA COSTA

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS,BEIJOS.

sexta-feira, 4 de julho de 2008





Teste Seu Vocabulário AQUI.

AGENDA DE JULHO 2008


07 a 11-A CASA
14 a 18-SERES VIVOS
19- II ENCONTRO PEDAGÓGICO
21 a 24-AGRICUTORA
28- OS AVÓS
29 e 30-O BAIRRO
01/08-PLANEJAMENTO

segunda-feira, 16 de junho de 2008

MUDANÇAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

NOVAS REGRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Segundo a Folha Online, as mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário
brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.

HÍFEN Não se usará mais:

1. quando o segundo elemento começar com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"

2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"


TREMA: Deixará de existir, a não
ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL: Não se usará mais para diferenciar:

1. "pára" (flexão do verbo parar) de"para" (preposição)

2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)

3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")

4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)

5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)


ALFABETO: Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"


ACENTO CIRCUNFLEXO: Não se usará mais:

1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"

2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"


ACENTO AGUDO: Não se usará mais:

1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"

2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"

3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem


GRAFIA: No português lusitano:

1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"

2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido"
ACHO QUE VOU PRECISAR DE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS,RSSS

AGENDA DE JUNHO


Recados e Imagens - Saudade - Orkut




02 A 05 - MEIO AMBIENTE
09 A 13 - PROJETO JUNINO -TRADIÇÕES NORDESTINA
16 A 19 - AVALIAÇÕES - II BIMESTRE
20 - ARRAIAL JUNINO
23/06 A 06/07 - RECESSO ESCOLAR

domingo, 15 de junho de 2008

LUTO

PESSOAL É COM IMENSO PESAR QUE ESCREVO,POIS A AVÓ DE NOSSA QUERIDA MAYRA FALECEU.
ESTAMOS COM UMA IMENSA TRISTEZA,CONTUDO SABEMOS QUE ELA ESTÁ COM O PAI,E ISSO NOS CONFORTA.

sábado, 14 de junho de 2008

REFLEXÃO CAIPIRA


Um dia saí caminhano,
já quasi nu intardecê,
à uma famia carenti,
uma visita fui fazê.
Moravam nu pé da montanha,
numa casa di sapê,
numa pobreza tamanha
dava pena só di vê.
Chegano fui convidado
para cum eles jantá,
mas quando vi a comida,
deu vontadi di chorá.
As panelas eram limpas
mas, comida num tinha não,
era apenas uma água,
cum arguns grãos di fejão.
Cum cinco crianças piquenas,
comecei a imaginá,
como pode sê pussive
essa água sustentá.
Preguntei para o Jusé,
mas Maria respondeu:
porque a cruiz nu terrero?
foi meu fio qui morreu.
Mas a Deus eu agradeço
pelo meu fio levá,
pois ele eu tenho certeza
qui fomi nunca mais vai passá.
Dei-lhe um abraço apertado,
lágrimas rolaram no chão,
di repenti um di seus fios,
chegou com uma Bíblia na mão.
I mi chamano di môço!
mi disse: eu sou o Sebastião.
Pegui essi livro sagrado
faiz pra nóis uma oração.
Já bastanti comovido
peguei a Bíblia na mão,
li pra eles uma passagi
du evangelho di São João.
Dizia na esperança,
na fé i compriensão,
i Qui mesmo fartano di tudo
nunca farte a oração.
(Ademir Maciel)
http://informativosa.br.tripod.com/mensagens.htm

sexta-feira, 13 de junho de 2008

COMIDAS TÍPICAS


ORIGEM DAS COMIDAS TÍPICAS DO MÊS DE JUNHO

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

DIA DOS NAMORADOS


Recados e Imagens - Datas Comemorativas - Orkut




Origem do Dia dos Namorados


Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.
É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine¿s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").

No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

FESTAS JUNINAS



O mês de junho é marcado por fogueiras, danças, comidas típicas e muitas bandeirinhas, em todo o país apesar das peculiaridades e características próprias de cada região brasileira.

A tradição de festejar o dia de São João veio de Portugal.

As comemorações se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito.

A quadrilha é uma dança francesa que surgiu no final do século XVIII e tem suas raízes nas antigas contradanças inglesas. Ela foi trazida ao Brasil no início do século XIX, passando a ser dançada nos salões da corte e da aristocracia.

Com o passar do tempo, a quadrilha passou a integrar o repertório de cantores e compositores brasileiros e tornou-se uma dança de caráter popular.

No Nordeste, as Festas Juninas são um evento tão grande quanto o Carnaval carioca. A festa de Campina Grande, na Paraíba, atrai milhares de pessoas e disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de maior São João do Mundo!!!


Divirta-se nessa grande festa do nosso folclore com a famíla e amigos. Você vai curtir muito!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

PRINCIPAIS SANTOS DE JUNHO


Santo Antônio
Nasceu 15 de agosto 1195 em Lisboa e recebeu o nome de Fernando. Era filho de um cavalheiro da corte do Rei Alfonso II. Em 1212 entrou para a Ordem de Santo Agostinho . A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Tornou-se conhecido como um grande pregador
Santo Antônio se fixou na cidade de Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das "Clarissas Pobres" em Arcella, em 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi chamado o "Trabalhador Maravilha" pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado.
Perto da morte de S. Antônio aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero.
Santo Antônio é o padroeiro de Pádua, de Lisboa e dos casais. É um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. O "dia dos namorados" no Brasil é celebrado na véspera de sua festa ou seja no dia 12 de junho.
O milagre dos peixes:
Santo António faz um sermão aos peixes, no rio Marecchia porque os homens de Rimini não o querem ouvir. Ao ver isto eles arrependem-se e dirigem-se para junto do santo, ouvindo o sermão.
O milagre do jumento:
Um herege não acreditava que Cristo de fato estava presente na Eucaristia. Santo António diz que o jumento, que o homem tinha, era menos teimoso e que seria mais fácil convencê-lo. Ao ver a hóstia o jumento ajoelha-se.


 src="http://www.tonygifsjavas.com/gifs_recados_orkut/festa_junina/festa_junina_08.gif"/>


Veja este e outros modelos em: www.tonygifsjavas.com







São João


São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Izabel. Chamava-se “Batista” porque ele batizava as pessoas. Até Jesus, que era seu primo, foi batizado por ele!

A Igreja Católica celebra a festa de São João Batista no dia 24 de junho. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande alegria: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem dessa festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.

Foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas.

São Pedro

Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do apóstolo André. Antes de ser apóstolo, Pedro era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com Ele, pregando o Evangelho.

São Pedro recebeu o título de “O Príncipe dos Apóstolos”. Foi primeiro Papa da Igreja Católica

Ele foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo.

Depois da sua morte, foi nomeado “chaveiro” do Céu, pois para entrar no Céu é necessário que São Pedro abra as portas, também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover.



Cartões Animados
cartooes.com

quarta-feira, 28 de maio de 2008

25 Passos para conseguir um Filho Sem Limites


1. Satisfaça sempre todos os seus desejos, apetites e prazeres।
2. Dê-lhe sempre tudo o que ele pedir.
3. Ria-se quando ele disser palavrões ou se comportar inadequadamente।
4. Dê-lhe todo o dinheiro que ele queira gastar।
5. Deixe-o vestir-se e pentear-se como quiser।
6. Deixe-o ler tudo o que quiser।
7. Se ele estragou ou destruiu, não faz mal।
8. Desculpe-o sempre dos disparates que faz ou diz।
9. Não restrinja as suas atividades com horários ou rotinas।
10. Deixe-o ver tudo o que quiser।
11. Nunca o repreenda।
12. Recolha tudo o que ele deixar espalhado e desarrumado।
13. Autorize a que faça gazeta quando quiser।
14. Não o faça emendar um erro।
15. Não se incomode com mentiras ou omissões।
16. Garanta a sua privacidade dando-lhe um espaço sobre o qual apenas ele tem autoridade।
17. Defenda-o sempre em caso de conflito।
18. Deixe-o ver tanta televisão quanta quiser e todos os programas que quiser।
19. Não o obrigue a comer o que não quer ou não gosta।
20. Discuta sempre na presença do seu filho।
21. Se ele roubar, garanta que não é apanhado।
22. Não o obrigue a conviver (estar) com a família।
23. Deixe-o incomodar terceiros sem restrições।
24. Não o obrigue a pedir desculpa।
25. 25. Deixe-o fazer o que quiser, sempre que quiser.

Recados e Imagens - Blogs - Orkut



GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO

GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO
O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes. - Em 1907 foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo. - Em 1918 lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência. - Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. - Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado pra ser adido comercial em New York ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa. - Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil. - Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas. - Morreu em 4 de julho de 1948 dum acidente vascular. - Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

glitters