VOLTA AS AULAS EM 02/2/09

Minha foto
Vitória de Santo Antão, PE, Brazil
Somos uma escola de Educ.Infantil, no mercado há dez anos, tendo como principal objetivo´EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES´ para serem pequenos cidadãos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ANIVERSARIANTES DO MÊS

01/09 - ÍTALO
18/09 - CARLOS EDUARDO
23/09 - FRANCIELLE MACIEL
28/09 - RENATA GOMES
29/09 - CARLA MAISSA




A data de 22/08 (Brasil) foi criada em 1965 através de um decreto federal para comemoração do folclore.

A origem do nome folclore apareceu através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms (1803-1885) pesquisador da cultura européia.

O folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura nas vestimentas, danças, festas, lendas e comidas típicas.

Assim, o folclore a cada ano, permite a divulgação de conhecimentos oriundos do
Brasil.
Por ser Pernambuco o ponto mais próximo da Europa, sofreu grande influência dos portugueses e dos negros africanos. O português, muito acessível em seu relacionamento, conseguiu a união entre pretos, brancos e índios. E dessa mistura de raças surgiram os mulatos e os mamelucos.

Muito embora a lavoura da cana-de-açúcar e da mandioca representassem imensa fonte de riquezas, o gado passou a ter um papel igualmente importante, tendo hoje o estado de Pernambuco um considerável rebanho bovino e caprino.

O vaqueiro pernambucano veste-se com roupa de couro que consiste no gibão, perneiras, o pára-peito, luvas, alpargatas ou sapato e um chapéu também de couro com a aba virada para cima.

O frevo é dança tradicional onde o povo se entrega totalmente. Nele, a música se assemelha à marchinha carioca e o passista não dispensa o guarda-chuva que o faz manter o equilíbrio como se fosse um equilibrista na corda bamba.

O frevo é descendente da Capoeira, e no Carnaval é dançado na rua e nos salões. Importante no folclore pernambucano é o Maracatu, que surgiu inicialmente nas procissões em louvor à Nossa Senhora do Rosário dos Negros e que com o tempo passou a participar do Carnaval pernambucano.

Os Cabocolinhos, é uma dança introduzida pelos missionários catequistas. O número de participantes (meninos), varia de doze a vinte. É um bailado mímico onde o adulto faz o papel de rei ou mestre, o "caboclo velho ". Os instrumentos são o pífano, maracá e o canzá ( reco-reco).

Em outros estados aparece por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo. No artesanato, a cerâmica figureira ocupa um lugar, de destaque. E a cidade de Caruaru, próxima a Recife, representa a capital desta arte.. Foi lá que surgiu Vitalino Pereira dos Santos ( Mestre Vitalino), falecido em 1963, deixando como continuadores de sua obra, seus filhos Severino e Amaro.

Nenhum comentário:

GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO

GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO
O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes. - Em 1907 foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo. - Em 1918 lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência. - Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. - Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado pra ser adido comercial em New York ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa. - Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil. - Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas. - Morreu em 4 de julho de 1948 dum acidente vascular. - Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

glitters